Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Educosíntese (resumo da aula da Educopédia) aula 19 6° ano


Danças Regionais Internacionais

O tango surgiu no final do século XIX, resultado de uma mistura de vários ritmos dos subúrbios de Buenos Aires. No início era associado à bordéis e cabarés, entretanto não se limitou a isso. Estendeu-se por vários bairros e depois do seu sucesso na Europa, passou a ser aceito “nas melhores famílias.”








A dança do ventre era praticada inicialmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos são associados à música e à sinuosidade semelhante a de uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães.










O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.











A dança clássica japonesa, nihon buyo (quer dizer, dança japonesa), também pode ser chamada por um nome mais popular, kabuki buyo, nome esse que surgiu pela origem nos palcos do teatro kabuki.
A dança kabuki caracteriza-se por três elementos essenciais: mai, odori e furi.







Existem várias danças russas como: Sapateado Russo que é um show-duelo entre bailarinos e bailarinas; tem a dança do xale uma dança circular; dança de volteios em que se festeja a colheita; a ramagem e a festa cossaca.

 








RESPEITO ÀS DIFERENÇAS


Após conhecer diferentes danças oriundas de diversos lugares, podemos perceber que existem diferentes culturas que precisam ser respeitadas e valorizadas. Afinal, existe uma pessoa igual a outra? Não! Cada pessoa é um ser único com características físicas, mentais e outras diferentes umas das outras!
Com tanta diversidade a nível econômico, social, religioso, etc; é necessário respeitar essas diferenças e assim se ter uma convivência harmônica entre as pessoas.

Nenhum comentário: